Lattes Carlos Paiva

CURSOS E AULAS

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Bibliografia do Curso

    Disponibilizamos aqui a Bibliografia completa que será utilizada no curso.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 1: A Economia é uma Ciência?

    Esta é a primeira aula do curso. Ela tem uma relação direta com a sétima aula, onde trataremos da vertente "culturalista" em Economia. Por quê? Porque o culturalismo surgiu como uma crítica à Economia. Ou, se se quiser, ao "economicismo". E, hoje, o chamado "institucionalismo" é uma tradição que se desdobra diretamente de um dos "sub-braços" ortodoxos" da Economia. Não dizemos isto para "denegrir" ou "enloirecer" o culturalismo. Pelo contrário. Mas para fortalecer a tese da cientificidade (sempre contraditória, sempre dialética) da Economia.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 2: A Economia Política Clássica de Smith e Ricardo.

    Disponibilizamos aqui os textos e os modelos que servirão como base para o nosso segundo encontro. Os modelos só serão utilizados durante os encontros. Mas nada impede que os "mais curiosos" tentem operar e se familiarizar com eles antes. Eles são muito simples e não vão se desconfigurar. São modelos com pouquíssimas variáveis, pouquíssimas colunas e linhas e com operações banais. Entretanto, apesar da simplicidade, geram resultados surpreendentes. O mais surpreendente de todos é o sistema de câmbio e equilíbrio da balança comercial. Como eu costumo dizer, aqui está a fronteira entre um leigo em Economia e uma pessoa que realmente começa a entender algo da chamada "triste ciência".

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 3: “Para a Crítica da Economia Política” de Marx.

    Disponibilizamos aqui os textos que servirão como base e um texto suplementar para a terceira aula. O tema aqui é o barba. No comments are needed. 

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 4: Keynes e suas Revoluções.

    Disponibilizamos aqui os textos básicos para a terceira aula. Keynes é uma revolução atrás da outra. São tantas que tive que escolher apenas duas. E deixei de lado apenasmente a do emprego. Sem medo de deixá-los minimamente decepcionados. Marx e Kalecki vai substituí-lo nesta tarefa com louvor. Mas no plano da inflação e da especulação financeira, ele é insuperável. Vejam vocês mesmos.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 5: Kalecki e o Papel da Distribuição da Renda na Dinâmica Capitalista.

    Disponibilizamos aqui os textos que servirão como base para a quinta aula e um modelo. Marx morreu em 1883. Schumpeter e Keynes nasceram, ambos, no mesmo ano. Mas o melhor de Marx só nasceu mesmo em 1900. Na forma de Kalecki.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 6: Schumpeter e o Papel da Inovação no Desenvolvimento.

    Disponibilizamos aqui os textos que servirão como base para a segunda aula e textos suplementares. Schumpeter é um sujeito absolutamente único. Ele dizia que os dois maiores economistas do mundo (antes dele ter vindo ao mundo, of course!) eram Walras - o maior de todos os economistas matemático-marginalistas - e Marx - o grande e desconcertante revolucionário dialético. Ele mesmo era um desconcertante dialético. Quase incompreensível e intragável para boa parte dos seus pares. Que insistem em pretender admirá-lo. Mesmo quando admiram, de fato, seu maior antagonista: David Ricardo. Para entendê-lo, é preciso gastar um pouco de tempo e .... leitura. Por isto o maior número de textos. ... Mas depois que se alcança isto, vale muito a pena. É um novo mundo que se abre. E aqui incorporamos uma nova leitura: Edith Penrose. Uma das maiores seguidoras. Expulsa dos EUA com o esposo nos tempos do Macarthismo, é mais admirada na Europa e no mundo não saxão do que no mundo neoclássico. Economista rara, é o grande ícone da escola de Upsalla. Um mito do feminismo na Economia. 

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 7: A tradição culturalista em Economia

    Disponibilizamos aqui o texto principal da tradição culturalista do desenvolvimento - A Ética Protestante de Weber - em sua melhor tradução para o português. Há uma seleção de passagens fundamentais. Gostaríamos, também, que fosse lido o capítulo dois. Disponibilizamos também alguns textos suplementares.
    Aqueles que não quiserem/puderem ler o livro do Jessé, disponibilizamos uma entrevista do Jessé Souza. De qualquer forma, cabe alertar que ao final do sexto encontro (sobre Schumpeter) iremos identificar as passagens do texto de Jessé mais relevantes de serem lidas. O texto de Albert Hirschman é um marco do moderno institucionalismo enquanto uma construção que se quer muito mais que uma soma, muito mais do que o velho projeto ricardiano - e weberiano - de uma "costura" entre sociologia & economia. Hirschman retoma o velho Marx de "uma coisa só". Isto é institucionalismo de fato. Na mesma linha, vai Douglass North

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 8: O projeto desenvolvimentista no Brasil: de Getúlio ao II PND

    A construção do Departamento de Bens de Capital no Primeiro Governo Vargas. A construção do Plano de Metas no Segundo Governo Vargas e a influência da CEPAL. A implantação do Plano de Metas e suas consequências. A crise no Governo Jango, o Golpe de 64. O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) do Governo Castelo Branco. O Milagre Econômico de 68 a 73. O II PND de Geisel. A segunda crise do petróleo, o neoliberalismo, a Reaganomics e a crise do projeto desenvolvimentista no Brasil.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Instituição: Paradoxo Consultoria

    Aula 9: Duas décadas perdidas e um plano Redentor

    A Crise dos anos 80, a Nova República e o significado da hiperinflação. Os governos Sarney, Collor e Itamar. Os fundamentos teóricos, políticos e materiais do Plano Real. O esvaziamento do Estado no segundo governo FHC e a crescente autonomização do Banco Central. A Carta aos Brasileiros e a eleição de Lula

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

» Receba Novidades
NOME:
E-MAIL:
» Participação na Mídia

Esta sessão está sendo atualizada. Convido você a visitar todas as páginas do site para conhecer meu trabalho. Há muita informação de alta relevância e interesse.
Fique à vontade!

CONTATE-ME
E-mail: carlosanpaiva@gmail.com

Visitantes: 245913 | Páginas Visitadas: 353319
Todos os direitos reservados para Dr. Carlos Águedo Paiva © 2024 | Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br