-
Instituição: FACCAT
Bibliografia do Curso
Disponibilizamos aqui a Bibliografia completa que será utilizada no curso.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Primeiro Encontro: A Economia é uma Ciência?
Em caso negativo, por que estudá-la? Em caso afirmativo, por que, para cada pergunta, há pelo menos três respostas: sim, não e talvez? Ou: “As três matrizes teórico-ontológico-epistemológicas da Ciência Econômica e suas manifestações contemporâneas”.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Segundo Encontro: Economia Política Clássica de Smith e Ricardo
A original e seminal teoria do desenvolvimento de Smith. As ideias de Smith que só vieram a ser compreendidas no Século XX com a análise dos Prêmios Nobel como Douglass North e Ronald Coase. Por que Ricardo é o pai de quase todas as escolas modernas (do neoclassicismo ao marxismo, havendo criado, até uma escola própria, o neo-ricardianismo)? E por que keynesianos e os schumpeterianos “da gema” o negam? A contribuição revolucionária de Ricardo: “A teoria das vantagens comparativas e os determinantes basilares da taxa de câmbio”. As lições para o Brasil.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Terceiro Encontro: “Para a Crítica da Economia Política” de Marx
Marx, um admirador do capitalismo. Mercadoria, igualdade abstrata, inveja e a possibilidade da consciência de classe. Assalariamento, troca igual & desigual, ocultamento e ideologia. A Teoria do Valor Trabalho, Mais-Valia, Exploração, Acumulação e História. As teorias das crises em Marx. O peso do escravismo, da exclusão e do ingresso tardio na ordem burguesa para o dinamismo capitalista brasileiro.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Quarto Encontro: Keynes e suas Revoluções
As consequênciaseconômicas da paz. Teoria da inflação. Teoria do câmbio, do preço dos ativosfinanceiros e da especulação. Teoria da crise. Teoria Geral do (des) Emprego. Aquestão das expectativas e o papel central do Estado.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Quinto Encontro: Kalecki e o papel da distribuição da renda na dinâmica capitalista
As equações marxistas interdepartamentais reinterpretadas. Nem Lênin, nem Rosa Luxemburgo: uma leitura genuinamente aberta e dialética da dinâmica cíclica. A influência dos salários nominais na inflação. Distribuição de renda e grau de monopólio. Crise e grau de monopólio. Autonomia nacional e desenvolvimento. Usando Kalecki para entender o Brasil: Celso Furtado explica Getúlio Vargas.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Sexto Encontro: Schumpeter e o papel da inovação no desenvolvimento
Schumpeter X Ricardo: duas leituras radicalmente opostas de inovação (ou, porque a maior parte dos pretensos schumpeterianos são, na verdade, anti-schumpeterianos). A peculiar e revolucionária teoria da taxa de juros de Schumpeter e sua atualidade. Edith Penrose e os modernos teóricos da firma ligados ao Resource Based View. A triste hegemonia do falso schumpeterianismo (vale dizer: do ricardianismo!) no debate brasileiro contemporâneo sobre inovação.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Sétimo Encontro: A tradição culturalista em Economia
A importância crucial de Weber para a Economia Política. Albert Hirschman e a descoberta das especificidades culturais da América Latina. Ronald Coase, Douglass North, Robert Putnam e o novo institucionalismo. As questões estruturantes da cultura política brasileira: patrimonialismo, escravismo, latifúndio e exclusão: a influência de Raymundo Faoro, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes e Jessé de Souza sobre a Economia Política Brasileira contemporânea.
Baixar Arquivos -
Instituição: FACCAT
Oitavo Encontro: Princípios de Microeconomia e Planejamento Estratégico Aplicados ao Desenvolvimento
Identificação de objetivos e medidas relevantes: a falácia dos dados e indicadores que não contribuem para a meta. O papel dos gargalos e dos recursos excedentes no planejamento. Princípios de precificação em concorrência imperfeita.
Baixar Arquivos