Lattes Carlos Paiva

PROJETOS E RELATÓRIOS DE PESQUISA

  • Rentabilidade, capacidade de incorporação de trabalho e potencial propulsivo das especializações agropecuárias familiares no Rio Grande do Sul entre 1996 e 2006

    Buscando entender os determinantes do apego de regiões caracterizadas pela agricultura familiar a atividades poupadoras de mão-de-obra e avaliar as consequências desta especialização (aparentemente) perversa é que propusemos o projeto de pesquisa anexo. O IPEA concordou financiar a pesquisa por 9 meses, a partir de outubro de 2009. Como entendemos que o prazo é exíguo, inviabilizando a plena exploração do material disponível, estamos solicitando ampliação do prazo e já enviamos o mesmo projeto para avaliação do CNPq.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Seminário Bovinocultura de Carne e Leite

    Disponibilizamos neste espaço as apresentações utilizadas pelas palestrantes do I Seminário sobre Inovação e Integração das Bovinoculturas de Carne e Leite realizado nos dias 17 e 18 de agosto de 2017 nas dependências da FACCAT. Disponibilizamos juntamento com as apresentações o texto de divulgação e aproveitamos, também, para anexar a "Tese de Argyle", que, na perspectiva de Mr. Philip, é o maior pesquisador e analista do sistema neozelandês de integração das duas pecuárias. 



    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Projeto Cátedras

    O Projeto "Cátedras IPEA/CAPES para o Desenvolvimento" visa incentivar o debate sobre pensamento econômico-social brasileiro, constituir redes de pesquisa, fortalecer o entendimento sobre o desenvolvimento e, finalmente, contribuir para a gestão de políticas públicas sólidas e consistentes com o objetivo de fomentar a construção de uma visão estratégica para o processo de desenvolvimento brasileiro.


    Este projeto tem como objetivo precípuo aquele que reputamos ser a obra maior de Florestan Fernandes - A Revolução Burguesa no Brasil -, cuja redação teve início em 1966 e cuja versão definitiva foi editada em 1975. Vê-se, pois, que, nem o objeto, nem nossa análise do mesmo, são recentes. O que impõe um questionamento: qual a atualidade e qual a pertinência do nosso trabalho aos problemas do Brasil contemporâneo? Por que ele merece uma publicação nos dias que correm? O artigo completo e o livro produzido estão anexados aqui.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Desenvolvimento Regional, Planejamento Público e Cooperativismo: Caso do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

    Esse Projeto de Pesquisa está estruturado em três partes, para além desta breve Introdução. Na primeira, apresentamos a Estrutura da Pesquisa. Na segunda, listamos os recursos humanos e de capital já disponíveis e aqueles demandados ao CNPq-SESCOOP  através do financiamento de custeio, capital e bolsas. Na terceira, apresentamos os resultados e impactos sociais, econômicos e ambientais esperados da Pesquisa. Consta, ainda, desse Projeto de Pesquisa um Apêndice com informações sobre “Histórico de Pesquisa em Cooperativismo” dos proponentes (tal como demandado pelo Edital), que fizemos acompanhar de um mini-currículo dos mesmos. Por fim, acrescentamos a Bibliografia que, ou foi citada no Projeto, ou - mesmo havendo sido eludida, por razões circunstanciais - é referência teórica da equipe.


    O projeto foi enviado junho de 2018. Integrantes do projeto: Prof. Dr. Marcos Paulo Griebeler (coordenador), Prof. Dr. Carlos Aguedo Paiva (coordenador adjunto), Dr. Claudionir Borges da Silva, Prof. Ms. Marcelo Reis, Prof. Ms. Maximilianus Pinent,  Prof. Ms. Vitor André Duarte, Prof. Ms. Juarez Camargo Borges, Allan Lemos Rocha, Karla Janaína Teixeira e Jarbas Freitas da Silva.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Evolução das Desigualdades Territoriais no RS entre 1970 e 2000

    Entre 2004 e 2008, a principal pesquisa levada à frente sob minha coordenação foi a "Investigação acerca dos determinantes dos diferenciais de desempenho dos municípios gaúchos entre 1970 e 2000". Esta pesquisa recebeu apoio do CNPq e da Fapergs e fez parte das minhas responsabilidades institucionais na FEE e na Unisc. Disponibilizo, abaixo as duas versões do projeto que foram financiadas pelas instituições já referidas e os relatórios finais encaminhados para as mesmas. Dentre os produtos secundários desta pesquisa encontra-se o RS em Mapas e Dados e o livro Evolução das Desigualdades Territoriais no Rio Grande do Sul.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Evolução da Taxa de Desemprego e Pessoal Ocupado

    Nesta área disponibilizamos o texto e a tabela com as comparações entre as diferentes fontes de informação sobre Desemprego e Pessoal Ocupado.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • 8 Anos de Pesquisa

    O que se busca, pois, são os determinantes da dinâmica e da estagnação regionais, com ênfase naqueles determinantes que podem ser enfrentados por agente públicos que operam no conjunto dos sistemas de regulação econômica (o Estado em sentido estrito, as Universidades e Institutos de Pesquisa, a Imprensa, os sistemas públicos e privados de governança e extensão empresarial, etc.) regionais; vale dizer, aqueles gargalos cujo enfrentamento possa se dar nos limites da disponibilidade de recursos e orçamentos de instituições públicas não exclusivamente governamentais de âmbito estadual e/ou regional hierarquização de objetos de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico. Com isto, estamos buscando contribuir para a construção de políticas econômicas de desenvolvimento regional de base científica.

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

  • Relatório Da Oceania ao Cone Sul

    Este relatório de pesquisa se estrutura sob a forma de quatro produtos: 1) um texto analítico; 2) um anexo estatístico; 3) um modelo algébrico de avaliação e comparação das produtividades físicas e econômicas dos sistemas integrado e tradicional de bovinocultura de corte e leite; 4) um texto do Argyle e um texto sobre a integração carne-leite traduzido.


    O texto se intitula "Da Oceania ao Cone Sul, da Nova Zelândia ao Rio Grande: desenvolvimento socioeconômico, produtivo sistêmico e exploração de sinergias em cadeias agroindustriais de exportação". Na sua introdução há uma breve descrição dos objetivos e seções.


    O anexo estatístico - acredito - tem um valor próprio. Encontra-se ali todo um conjunto de dados sobre as balanças comerciais e a estrutura industrial da Nova Zelândia, da Austrália, do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Igualmente bem, introduzi algumas tabulações processadas a partir da MIP do RS. Assim como as tabulações mais importantes dos dois modelos de bovinocultura de corte e de leite (o tradicional e o integrado), que são objeto da seção quinta do texto analítico e do "modelo algébrico".


    O modelo é, muito provavelmente, a contribuição mais original do trabalho. Deixei-o todo em "fórmulas". De sorte que os senhores podem testá-lo, adaptá-lo, transformá-lo, etc. O objetivo é estabelecer a comparação da produtividade física e econômica dos dois sistemas bovinocultores de corte e leite: o integrado (ou neozelandês) e o tradicional (nosso, atualmente).


    Por último estão alguns comentários feitos pelo Professor Accurso sobre o relatório;

    Download Baixar Arquivos

    COMPARTILHE!

» Receba Novidades
NOME:
E-MAIL:
» Participação na Mídia

CORECON

Matéria publicada em agosto de 2007 no Conselho Regional de Economia do RS sobre a concentração espacial RS e a lição das exceções.... LEIA MAIS[+]

Jornal do Comércio

Matéria publicada no Jornal do Comércio em julho de 2007 sobre como a diversificação no campo leva riqueza ao interior..... LEIA MAIS[+]

CONTATE-ME
E-mail: carlosanpaiva@gmail.com

Visitantes: 72258 | Páginas Visitadas: 104560
Todos os direitos reservados para Dr. Carlos Águedo Paiva © 2020 | Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br