Relatório Da Oceania ao Cone Sul
Este relatório de pesquisa se estrutura sob a forma de quatro produtos: 1) um texto analítico; 2) um anexo estatístico; 3) um modelo algébrico de avaliação e comparação das produtividades físicas e econômicas dos sistemas integrado e tradicional de bovinocultura de corte e leite; 4) um texto do Argyle e um texto sobre a integração carne-leite traduzido.
O texto se intitula "Da Oceania ao Cone Sul, da Nova Zelândia ao Rio Grande: desenvolvimento socioeconômico, produtivo sistêmico e exploração de sinergias em cadeias agroindustriais de exportação". Na sua introdução há uma breve descrição dos objetivos e seções.
O anexo estatístico - acredito - tem um valor próprio. Encontra-se ali todo um conjunto de dados sobre as balanças comerciais e a estrutura industrial da Nova Zelândia, da Austrália, do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Igualmente bem, introduzi algumas tabulações processadas a partir da MIP do RS. Assim como as tabulações mais importantes dos dois modelos de bovinocultura de corte e de leite (o tradicional e o integrado), que são objeto da seção quinta do texto analítico e do "modelo algébrico".
O modelo é, muito provavelmente, a contribuição mais original do trabalho. Deixei-o todo em "fórmulas". De sorte que os senhores podem testá-lo, adaptá-lo, transformá-lo, etc. O objetivo é estabelecer a comparação da produtividade física e econômica dos dois sistemas bovinocultores de corte e leite: o integrado (ou neozelandês) e o tradicional (nosso, atualmente).
Por último estão alguns comentários feitos pelo Professor Accurso sobre o relatório;
Baixar Arquivos